Mobirise

São Lourenço

A mais bela estância Hidromineral do Pais
Parque das Águas
Principal  atração turística.

Fontes de água com efeitos curativos, balneário, passeios no lago, jardim japones e várias outras opções de lazer. Você e sua familía em harmonia com a natureza.

Saúde e Gastronomia
Excelentes Restaurantes e  Fábricas de doces.

Água mineral  com propriedades medicinais,   café colonial em Sítios e fazendas e os saborosos doces e pratos típicos mineiros fazem de São Lourenço um lugar perfeito para quem procura qualidade de vida.

Religião e Misticismo
Ocultistas, seitas, evangélicos e católicos

A Ermida Senhor Bom Jesus do Monte (Primeira Igreja do município), Igreja Matriz, Templo da Sociedade Brasileiras de Eubiose, Capela de Nhá Chica, preservam a bela história de fé e misticismo da cidade.

Cultura
Terra de artistas

Existem diversas galerias expondo obras de artistas da terra e da região, artesanatos muito forte destacando a feira de artesanatos, caminho do artesanato rural, passeio em uma autêntica maria fumaça (que já foi cenário para diversas novelas e seriados da Globo).

São Lourenço 

Minas Gerais 

São Lourenço - MG

Circuito das Águas de Minas Gerais

   É a cidade mais encantadora do Circuito das Águas - MG. Charmosa e acolhedora, po-ssuí uma das melhores infraestruturas turísti cas do país. Seu clima é ameno, proporcionando bem estar e excelente qua-lidade de vida. E rodeada de belezas naturais, locais pitorescos, comércio, parque, artesato  regional, gastronomia peculiar. Tudo isso se junta a cordialidade de sua gente. A cidade abrange os seguintes segmentos turísticos: aventura, rural, saúde, gastronômico, religi-oso, cultural, e convenções (eventos e negócios).

 O Parque das Águas oferece nove fontes de água mineral, indicadas para manter ou re-cuperar a saúde. O balneário é um completo centro hidroterápico, sendo um dos mais im-portantes SPAS do país. Com uma área de 350.000 m² de verde, é a principal atração tu- rística da cidade. Há alguns pontos que são cartões-postais e não podem passar em branco. No interior do parque você encontra bosques, jardins, lagos, áreas para prática de esportes, parque infantil, pedalinho, minigol- fe e muito mais. Um atrativo surpreendente é assistir, ao entardecer, as revoadas das gar-ças à beira do lago.

Outros atrativos e passeios

   Ermida Bom Jesus dos Montes (Primeira Igreja), Capela de Nhá Chica (Arte Naif), Casa da Cultura, Paiva Frade (Leilão de Artes),   Al-deia Vila Verde (malhas e artesanatos), Tem-plo da Eubiose (Visita com agendamento), praça João Lage (Eventos Cuturais), Nossa Senhora do Remédios (Parque das Águas), passeios na zona rural (pescaria, cavalos etc), Trem das Águas (Autêntica Maria Fumaça), passeios de Balão (Flat Balonismo),          Teleférico (Mirante da Cidade), passeio de Charretes (Rota de queijos e malhas), Passeio de bodinho, Nhá Chica. (Santuário em Baependi - MG). Parque das Águas de São Lourenço.

Nossa História

São Lourenço 

    "São Lourenço, um dos menores e mais jovens municipios mineiros, alegre e encantador, de solo abençoado e benfazejas águas minerais, considerada uma das mais importantes Estâncias do País, tem sua origem assim descrita pelos historiadores. 

    Localizada no Sul de Minas a 275 Km do Rio de Janeiro, 385 Km de Belo Horizonte e 295 Km de São Paulo.

    Em  pleno século XVII audazes bandeirantes procuravam transpor a Serra da Mantiqueira e chegar a Bacia do Rio Verde, encontrando porém, a resistência de ferozes Cataquazes, tão numerosos que o estado, na época, chamva-se "Campos de Cataquases".

    Em 1675, Lourenço Castanho Tazques conseguiu vencer os indigenas e entrando-se pelo sertão, fundou na região um pequeno acampamento que ficou conhecido como "Pouso de Lourenço", que por influência de um cidadão de nome "Mendanha", de quem pouco se sabe a respeito, passou a se chamar "Sítio do Mendanha".  João Francisco Viana e Camilo de Lellis Pinto compraram a propriedade e lá descobriram as águas minerais (Séc XIX), dando origem a terceira denominação do local "Águas do Viana". A Lei Estadual nº 2, de 14/12/1891, constituiu o logarejo em distrito do município de Silvestre Ferraz, denominando-o o São Lourenço.

    A 18/11/1892 levantou-se no alto da colina o "Santo Cruzeiro", simbolo da cristandade, tendo sido aí, celebrada a primeira missa. 

    Iniciou-se a construção da Igreja Bom Jesus do Monte, consagrada a São Lourenço,  em homenagem  ao Cel. Lourenço Xavier da Veiga, outro grande pioneiro.
    O Decreto Estadual nº7.562 de 01/04/1927, referendo pela lei nº987, de 02/07/1927, criou o municipio de São Lourenço, com território desmembrado de Pouso Alto, do qual na época era distrito Segundo a Divisão Administrativa vigente em 01/07/1957 São Lourenço era constituída de um único distrito, o de mesmo nome de 1972 é criada a Comarca de São Lourenço, transferida da cidade de Pouso Alto e a ela anexada a de Carmo de Minas.